Planejamento Estratégico.

Segundo os especialistas, uma instituição, empresa ou negócio que não possui PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, joga 30% dos seus recursos na lata do lixo. Para solucionar esta necessidade, desenvolvemos o Sistema web PGCOM. O mesmo possibilita a realização de várias etapas paralelamente, otimizando o tempo de planejamento, execução e controle, permitindo o acompanhamento 24h em qualquer parte do mundo com acesso à internet. O planejamento está formatado conforme as etapas abaixo:

GOVERNANÇA CORPORATIVA

Como tentativa de síntese, pode-se definir a governança como um conjunto de princípios, propósitos, processos e práticas que regem o sistema de poder e os mecanismos de gestão das corporações, buscando a maximização da riqueza dos proprietários e o atendimento dos direitos das partes interessadas, minimizando eventuais oportunismos conflitantes.

Andrade e Rossetti (2007, p. 149)

Ou seja, é a capacidade de trocar a gestão retendo o conhecimento e dando continuidade aos processos, visando perpetuar a organização.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA ALCANCE DE RESULTADOS

  • Definição do perfil corporativo: Negócio, Missão, Visão, Valores.
  • Avaliação do Macroambiente: Verificação das variáveis ambientais incontroláveis: econômicas, sociais, culturais, políticas, etc. A avaliação busca conhecer o ambiente externo e como ele pode influenciar o negócio e até mesmo a sobrevivência da sua Empresa.
  • Avaliação do Microambiente: Verificação das variáveis influenciáveis: fornecedores, compradores, produtos substitutos, novos entrantes e ambiente interno (Corporativo, Marketing, Recursos Humanos, Tecnologia da Informação e Conhecimento – TIC, Financeiro e Administração)
  • Direcionadores Estratégicos: Análise das forças, fraquezas, ameaças e oportunidades, por meio de ferramentas, tais como: Matriz SWOT, Diagrama SWOT, Análise SWOT, Opção de mercado, Matriz de valor etc. As ferramentas fazem uma análise do que foi identificado no macro e microambiente auxiliando nos direcionamentos estratégicos.

GESTÃO POR DESEMPENHO

Após elaboração do Planejamento Estratégico e definição dos objetivos estratégicos, passaremos para a Gestão por Desempenho, utilizando a metodologia do BSC – Balanced Scorecard – definindo indicadores estratégicos e desdobrando para todas as áreas e colaboradores, conforme definição pela organização, elaborando um Plano de Metas e Planos de Ação flexíveis e individuais; e elaboração do Painel de Bordo da organização.

GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIA

Com a definição das Metas e Competências (Conhecimento, Habilidade e Atitudes) necessárias para o desempenho das atividades, O PGCOM possibilita um controle dos cursos realizados e necessários para o desempenho das atividades, possibilitando à organização um investimento em treinamentos e desenvolvimentos direcionados de acordo com a necessidade de cada cargo, ou seja, o sistema permite que seja formatado o Plano de Educação Corporativa com um banco de treinamentos necessários para capacitar e desenvolver as competências dos funcionários com foco em resultados. 

CONTRATO DE DESEMPENHO E COMPETÊNCIAS

É a elaboração e acompanhamento individual das Metas e Competências dos profissionais, conforme a necessidades da organização: mensal, semanal, anual, etc. Esta etapa acontece de forma simultânea com a Gestão por Desempenho e Gestão de Pessoas por Competências.

About the Author: admin